Como Calibrar Pneu Corretamente: Tabela de Pressão
- Ellef Moto Peças
- 6 de out.
- 5 min de leitura
Atualizado: 7 de out.
Se tem um cuidado simples, calibrar o pneu é fácil e que faz toda a diferença na vida útil do seu veículo, apesar de parecer um detalhe, a calibragem correta influencia diretamente na sua segurança, conforto e no bolso. Ainda assim, muita gente esquece ou deixa para depois — e isso pode custar caro.
Neste artigo, você vai entender por que calibrar o pneu é tão importante, com que frequência fazer, como calibrar corretamente e quais são os erros mais comuns que muita gente comete. Vamos juntos?
Por que calibrar o pneu é tão importante?
Quando o pneu está bem calibrado, ele trabalha na pressão ideal para garantir aderência, estabilidade e economia de combustível. Agora, quando está murcho ou com pressão demais, os problemas começam a aparecer — e rápido.
👉 Pneu murcho demais: Aumenta o atrito com o chão, o que faz o motor gastar mais combustível, o pneu esquentar e desgastar nas bordas. Além disso, o carro ou a moto ficam mais “pesados” para dirigir, o que afeta o conforto e o desempenho.
👉 Pneu com pressão alta demais: Fica mais rígido, perde contato com o solo e reduz a aderência — especialmente em curvas ou pisos molhados. Isso deixa o veículo mais instável e o pneu gasta no centro da banda de rodagem.
Resumindo: calibrar o pneu corretamente é o equilíbrio entre segurança, desempenho e economia.

Com que frequência devo calibrar os pneus?
O ideal é calibrar os pneus toda semana. Parece exagero? Pois não é! O ar escapa naturalmente dos pneus com o tempo, principalmente com mudanças de temperatura. Em carros, recomenda-se verificar pelo menos a cada 15 dias, mas o ideal é semanal. Já em motos, por terem pneus menores, a calibragem semanal é indispensável.
E tem mais um detalhe: sempre calibre com os pneus frios, ou seja, antes de rodar longas distâncias. Se o pneu estiver quente, o ar dentro dele se expande e a leitura da pressão fica errada.
Como calibrar o pneu corretamente
Calibrar pneu é simples e pode ser feito em qualquer posto de combustível. Veja o passo a passo:
Verifique a pressão ideal: Essa informação está no manual do veículo, na tampa do combustível ou em uma etiqueta na porta do motorista. A pressão correta varia conforme o modelo e a carga do veículo.
Use um calibrador confiável: Prefira calibradores digitais ou de boa qualidade. Equipamentos mal calibrados podem mostrar valores incorretos e prejudicar o pneu.
Calibre com os pneus frios: Como já mencionamos, isso garante uma leitura precisa. Se já rodou muito, espere o pneu esfriar por cerca de 30 minutos.
Não esqueça do estepe: Muita gente só lembra do estepe na hora do aperto. Calibre-o sempre que fizer a verificação dos outros pneus.
Erros comuns ao calibrar o pneu
Mesmo sendo uma tarefa simples, há erros que muita gente comete sem perceber:
Confiar na “olhada rápida” – Olhar o pneu e achar que está bom não é suficiente. Às vezes, a diferença de pressão é pequena, mas já afeta o desempenho.
Usar a mesma pressão para todos os pneus – Nem sempre é igual. Em alguns veículos, a pressão dianteira e traseira é diferente.
Ignorar o peso do veículo – Se estiver carregando malas, passageiros ou carga, o ideal é ajustar a calibragem conforme a recomendação do fabricante.
Deixar para calibrar só quando for viajar – O pneu perde pressão constantemente, então a manutenção precisa ser frequente.
Os benefícios de manter os pneus calibrados
Manter a calibragem em dia traz várias vantagens que vão além da segurança:
Economia de combustível: um pneu murcho pode aumentar o consumo em até 10%.
Maior durabilidade dos pneus: evita desgaste irregular e prolonga a vida útil.
Melhor desempenho e estabilidade: o carro ou moto respondem melhor em curvas e frenagens.
Mais segurança: reduz o risco de estouros e perda de controle, principalmente em altas velocidades.
Conforto: o veículo roda mais suave e sem vibrações excessivas.
Calibrar pneu: quantos PSI usar?
O famoso PSI (libras por polegada quadrada) é a unidade usada para medir a pressão dos pneus.Em média:
Carros de passeio: entre 28 e 35 PSI.
SUVs e picapes: entre 32 e 40 PSI, dependendo da carga.
Motos: geralmente entre 28 e 36 PSI, variando conforme o modelo e o uso.
Mas atenção: esses números são apenas uma referência geral. Sempre siga o que o fabricante indica. Cada veículo foi projetado para rodar com uma calibragem específica.
E os pneus com nitrogênio?
Alguns postos oferecem a opção de encher os pneus com nitrogênio, em vez de ar comum.
A vantagem é que o nitrogênio é um gás mais estável e mantém a pressão por mais tempo, além de reduzir a oxidação interna do pneu.Por outro lado, não é obrigatório.
O ar comum já é composto por cerca de 78% de nitrogênio, e se você calibrar com frequência, o benefício extra é pequeno.
Dicas extras para cuidar bem dos pneus
Verifique o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km.
Evite buracos e impactos, que podem danificar a estrutura do pneu.
Troque os pneus no tempo certo, quando a banda de rodagem atingir o limite de desgaste (indicador TWI).
Guarde os pneus corretamente, se forem sobressalentes ou para troca de estação (em locais secos e sem sol direto).
Esses cuidados simples garantem mais segurança, economia e tranquilidade nas suas viagens.
Conclusão: calibrar pneu é cuidar do seu bolso e da sua segurança
A rotina de calibrar o pneu pode parecer simples, mas é uma das manutenções mais importantes que você pode fazer no seu veículo. Ela garante segurança, estabilidade, economia de combustível e durabilidade dos pneus.
Da próxima vez que for abastecer, aproveite para verificar a calibragem. São apenas cinco minutos que podem evitar muitos prejuízos — e até salvar vidas.
Lembre-se: pneu calibrado é sinal de cuidado, responsabilidade e inteligência no volante. Tabela de Pressão Atualizada (2025): Tabela de Pressão – Carros de Passeio
Marca / Modelo | Dianteiro (PSI) | Traseiro (PSI) | Com Carga (PSI) |
Chevrolet Onix / Prisma | 32 | 30 | 33 / 31 |
Fiat Argo / Cronos | 32 | 30 | 34 / 32 |
Fiat Uno / Mobi | 30 | 30 | 32 / 32 |
VW Gol / Voyage / Fox | 30 | 30 | 32 / 32 |
VW Polo / Virtus | 33 | 31 | 35 / 33 |
Hyundai HB20 / HB20S | 33 | 31 | 35 / 33 |
Renault Kwid / Sandero | 30 | 30 | 32 / 32 |
Toyota Corolla (sedan) | 33 | 32 | 35 / 34 |
Honda Civic | 33 | 31 | 35 / 33 |
Honda Fit / City | 32 | 30 | 34 / 32 |
Ford Ka / Ka Sedan | 32 | 30 | 34 / 32 |
Nissan March / Versa | 33 | 31 | 35 / 33 |
Tabela de Pressão – SUVs e Picapes
Marca / Modelo | Dianteiro (PSI) | Traseiro (PSI) | Com Carga (PSI) |
Jeep Renegade | 33 | 33 | 35 / 35 |
Chevrolet Tracker | 33 | 31 | 35 / 33 |
Fiat Toro | 34 | 34 | 36 / 36 |
VW T-Cross / Nivus | 33 | 31 | 35 / 33 |
Honda HR-V | 33 | 31 | 35 / 33 |
Toyota Hilux | 35 | 33 | 38 / 36 |
Ford Ranger | 35 | 35 | 38 / 38 |
Nissan Frontier | 35 | 33 | 38 / 36 |
Tabela de Pressão – Motos
Marca / Modelo | Dianteiro (PSI) | Traseiro (PSI) | Com Garupa (PSI) |
Honda CG 160 / Titan / Fan | 29 | 33 | 29 / 36 |
Honda Biz 125 | 29 | 33 | 29 / 36 |
Honda Bros 160 | 28 | 33 | 28 / 36 |
Yamaha Fazer 150 / 250 | 28 | 32 | 28 / 36 |
Yamaha Factor 150 | 29 | 33 | 29 / 36 |
Honda Pop 110i | 28 | 33 | 28 / 36 |
Honda CB 300 / Twister 250 | 32 | 36 | 32 / 39 |
Yamaha XTZ 250 / Lander | 30 | 33 | 30 / 36 |
Suzuki Yes 125 / Haojue DK | 29 | 33 | 29 / 36 |
Shineray / Bull / Dafra | 28 | 32 | 28 / 35 |










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